Interativa WebSites - Criação de Sites & Web Design

 

5 dicas para a criação de sites responsivos

Os sites responsivos, ou também chamados de design responsivos são essenciais para o sucesso de qualquer página na Web. São aqueles sites capazes de se adaptar a diferentes tipos de tela, navegadores e velocidades de conexão sem perder a sua qualidade e navegabilidade.

Com a popularização da internet móvel, os smartphones já ultrapassaram os desktops em fluxo de navegação, tornando ainda mais importante que os sites se adaptem às variações de dimensões e configurações de tela.

Além de proporcionar uma melhor experiência de navegação, a responsividade de um site é também um importante fator de ranqueamento, podendo ser decisiva na ordem dos links exibidos nas páginas de resultados dos buscadores, ou seja, quanto mais responsiva, melhor será o posicionamento e, consequentemente, maior será a visibilidade e relevância de uma página na web.

Confira abaixo cinco dicas simples e básicas que preparamos para deixar o seu site mais responsivo.

 

Aposte nos layouts pré-definidos

Existem diversos sistemas de hospedagem que oferecem layouts pré-definidos que, além de facilitar todo o processo de desenvolvimento do site, já oferecem alguns recursos que tornam o seu site mais responsivo, como a adaptação dos frameworks a diversos browsers e em dispositivos móveis.

Dê também preferência aos layouts desenvolvidos em HTML simples e que utilizem barras de menus e navegação, que facilitam a identificação dos fatores de ranqueamento pelos buscadores.

Mantenha sua página limpa

Evite excessos de informações e elementos na sua página; quanto mais elementos, mais objetos precisarão se adaptar a diferentes formatos de tela. Além do mais, sites pesados demoram em carregar e apresentam erros com maior frequência.

Coloque somente informações essenciais, evite gif’s e animações desnecessárias e aposte em layouts bem estruturados.

Respeite os limites de tela

É claro que cada aparelho possui dimensões próprias de tela, porém, existem padrões de configuração e os layouts são construídos a partir dessas padronizações, importantes para permitir a flexibilidade do design em diversos tipos de carregamento.

Não crie seu layout fora desses padrões ou que não estejam dentro dos limites de proporção, para não correr o risco de sua página ficar desconfigurada em outros dispositivos. Esses limites devem ser respeitados também na inserção de mídias, como imagens e vídeos, de forma que eles possam se adaptar, no mínimo, nos formatos de tela retrato/paisagem.

Comprima os elementos do seu site

Existem alguns programas que são capazes de comprimir os elementos de uma página, permitindo que ela funcione bem em diferentes tipos de conexões. Essa possibilidade faz com que o seu site consiga carregar bem em conexões móveis de baixa velocidade, exibindo os elementos essenciais (barra de menus, por exemplo) sem atrasos ou quebras de página.

Teste seu site

A melhor forma de ter certeza se você está no caminho certo é testando o seu site. Abra-o em diferentes navegadores, em smartphones. Se a sua página abrir com facilidade em todos eles, você certamente estará no caminho certo. Muitos sistemas de hospedagem oferecem a possibilidade de se visualizar a sua página em diversos navegadores e tipos diferentes de sistemas operacionais, como Android e IOS.

Gostou das dicas?

Acesse o site da Agência MACAN para saber mais e criar o site responsivo da sua empresa:

www.agenciamacan.com.br/criacao-de-sites